Até queria ser uma ave migratória, mas...
Semana com suco de SC, pra nos fazer lembrar que o importante mesmo é passar vergonha
Oi, gente! Tudo bem?
Eu até tento respirar fundo antes de acessar os portais e as redes sociais, mas tá difícil, viu? Impressionante como todo dia é um 7 a 1 diferente por aqui. E a bomba da semana, na minha janelinha de ver o mundo, foi perceber novamente como o bolsonarista Jorginho Mello governa fácil, sem oposição de absolutamente ninguém.
Vamos aos fatos, pois enquanto a gente tá tentando sextar, o bolsonarista Mello está de malas prontas para a posse do presidente argentino Javier Milei, um palanque para o seu mito inelegível…
1 - Vi no Jornal
1 - Homenagem para reitora… - A imprensa diz que a noite de segunda-feira (4) foi agitada na Assembleia Legislativa de SC, em razão do título de “cidadã catarinense” concedido à reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta. Unindo falas da esquerda à direita, conquistou uma honraria com pompa.
O que ela fez? Tá aí uma boa pergunta. Talvez o prêmio tenha vindo porque sob a sua presidência a Acafe conseguiu bilhões para financiar suas universidades - tudo, claro com a batuta do ex-presidente e hoje secretário de educação de SC, Aristides Cimadon.
Sim, se você ainda não sabe, o programa Universidade (nada) Gratuita garante o pagamento de mensalidades a instituições particulares de ensino comandadas por uma presidente homenageada pela Alesc, mas que, no final do ano passado, eram chefiadas pelo hoje secretário da Educação. É muita coincidência, né?
2 - …E depois benção do judiciário - Acho que já está claro pra todo mundo que a Acafe tem as chaves do Estado, por algum motivo que ninguém quer nos contar. Valorização da educação é que não deve ser, porque os professores da rede estadual seguem desprestigiados.
O fato é que o programa Universidade (nada) Gratuita foi de novo abençoado pelo Judiciário, por ter sido alvo de um processo de uma outra associação de universidades particulares, constituídas como privadas.
Enquanto isso, os cofres das universidades PAGAS de SC vêm sendo acalentado por verba pública, sem que se tenha dimensão de onde são aplicados esses recursos. A Acafe reivindica o status (que legalmente ela tem) de universidade comunitária, mas não divulga seus dados como pede a legislação.
Se as universidades não têm fins lucrativos, onde está o portal de transparência da Acafe para que haja controle social dos cidadãos?
3 - …Com o olhar atento do filho - Como se já não bastasse todo esse absurdo, os créditos pela articulação de mais uma vitória do programa de financiamento das universidades pagas caiu no colo de Filipe Mello, filho do governador e quase secretário da Casa Civil.
Não, você não leu isso errado. O governador vai nomear o filho como articulador oficial do governo com os outros poderes. E apesar de algumas pessoas tentarem emplacar a narrativa de que ele é credenciado ao cargo, não temos qualquer indicação disso. E pra além do mérito, a pauta aqui é a imoralidade da política do compadrio e do nepotismo.
Assustador, mas por aqui tudo é possível. Bolsonaristas ganham carta branca pra agirem, em um grande acordo estadual. A oposição assiste a tudo passivamente, esquecendo-se que o ano que vem tem eleições municipais e a família Mello preside o PL. Se continuar assim, vai ser difícil evoluirmos de feudo bolsonarista para estado republicano.
2 - Craque do jogo
1 - Lula internacional: Da conferência mundial do clima para agendas diplomáticas importantes na Alemanha e com o Mercosul, Lula vai construindo um terceiro mandato de olho no mundo. Há quem torça o nariz para a priorização de pautas internacionais, mas o Brasil é uma potência internacional. Só esquecemos disso porque o último presidente quis nos transformar em pária.
2 - Nísia Trindade Lima: A ministra da Saúde anunciou medidas para conter o avanço de novas sub-linhagens da Covid-19. Destaque pela sua atuação junto à Fundação Osvaldo Cruz, Nísia tranquilizou a população com medidas efetivamente preventivas, antecipando para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente.
Vale lembrar que durante toda a gestão de Jair Bolsonaro a vacina anti-Covid foi tratada com desprezo - e que infelizmente esse discurso antivax continua em pauta no Congresso, pra vergonha de SC, que tem deputada militando abertamente contra a imunização infantil.
3 - De olho neles
Casamento da De Toni (PL) - Os extremistas seguem sendo desmascarados pelo Doutor Pândego. O perfil do doguinho mais fuçador dos gastos parlamentares divulgou que verbas públicas também foram usadas por Deputado Pezenti no local e na época da festa de casamento da bolsonarista Caroline de Toni.
Casamento do Jordy - O extremista Carlos Jordy decidiu casar em SC. Não se sabe se a festa foi boa, mas que a Julia Zanatta estava lá e pagou sua estadia na cidade do casamento com cota parlamentar nós podemos provar.
Dica do dia: foi convidado pra uma festa de casamento? Pague os custos da locomoção, da estadia, do cabeleireiro e também do presente.
4 - Deu ruim
1 - Pode escravizar trabalhador, sim: Se estivéssemos num estado sério, a fala do deputado extremista do MDB sobre trabalho análogo à escravidão seria severamente repreendida. Mas não. Quem fala isso, faz porque sabe que o discurso emplaca pros lados de cá. Deputado Pezenti, aliado de Bolsonaro e da bancada extremista, que grande vergonha você nos deu!
2 - Ranking fajuto: Constrangedora, pra dizer o mínimo, a celebração da extremista Julia Zanatta sobre sua posição num ranking que a coloca ao lado de Zé Trovão como mandato de destaque no Congresso. Um ranking de credibilidade jamais colocaria qualquer projeto bolsonarista em destaque, simplesmente porque, tal qual o seu mito, são pessoas pouca afeitas ao trabalho e à discussão minimamente séria e comprometida com o futuro do país.
3 - O horror: O vídeo que viralizou essa semana de um sujeito (não faça pessoas idiotas famosas) que ministra aula em cursinhos só serviu pra uma coisa: sabermos que se uma pessoa for exageradamente e comprovadamente ruim, é certo que ela é bolsonarista (o contrário nem sempre se confirma, diga-se).
5 - Considerações “afinais”
Hoje entrei em férias e publiquei uma pauta daquelas que eu amo no site da UFSC. Poderia falar mais sobre isso, mas eu quero mesmo é que vocês leiam.
Enquanto isso, fiquem com um dos personagens centrais da pauta, o papa-lagarta-de-bico-preto.
Até mais, gente!